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Dúvidas Frequentes

Seguro de Veículos

Sim, as Seguradoras as quais estamos cadastrados recebem a proposta eletronicamente, se necessário agendam a vistoria do veículo e são conveniadas com a maioria dos grandes Bancos, onde o pagamento poderá ser realizado através do débito em conta corrente, em data escolhida pelo segurado, garantindo assim sua conveniência e comodidade.

A indenização integral é caracterizada quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% (ou percentual inferior quando previsto na apólice) do valor contratado pelo segurado. Em caso de roubo ou furto do veículo sem que o mesmo seja recuperado, há também a indenização integral.

No caso de indenização integral, o segurado deverá, ocorrendo sinistro, avisar imediatamente a seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro e apresentar a documentação necessária, definida nas condições gerais do seguro.
Nos casos de indenização integral, o documento de transferência de propriedade do veículo deverá ser devidamente preenchido com os dados de seu proprietário e da sociedade seguradora.

Para a indenização parcial por avarias, ou seja, por danos materiais causados ao veículo que não acarretem a indenização integral, o segurado deverá, no caso de sinistro, avisar imediatamente a seguradora, preencher o formulário de aviso de sinistro, levar o veículo a uma oficina de sua livre escolha (é possível que a seguradora ofereça algumas vantagens para utilização de rede credenciada, mas não pode impedir o segurado de escolher determinada oficina) e aguardar autorização prévia da seguradora para serem efetuados os consertos.

Trata-se de critério definido pela seguradora para permitir uma redução no valor do prêmio quando o segurado apresentar um número de anos sem sinistros. A SUSEP não define regras para a aplicação ou suspensão de bônus. Quando houver a previsão de bônus no contrato o mesmo deverá constar da proposta e da apólice.

Não. A cobertura do seguro cessa com a venda do veículo. Se desejar passá-lo ao novo proprietário, você deve formalizar o pedido de transferência, cabendo ao novo proprietário arcar com a diferença que possa resultar de desconto concedido a você (como bônus, perfil,…). Caso contrário, você poderá aproveitar seu seguro para cobrir um novo carro que você venha a adquirir. Se isso não ocorrer, você pode pedir o cancelamento do seguro.

É recomendável submeter seu veículo a uma nova vistoria do seguro, já que essas alterações não constaram da vistoria feita por ocasião da contratação.

Não. Por isso é importante que você comunique qualquer mudança de endereço para ajuste do seguro do local correto de circulação e pernoite do veículo. A maioria da Cias Seguradoras taxam o seguro pelo CEP de pernoite do veículo segurado, portanto, a apólice deve sempre conter o local correto de risco do veículo segurado. Há no seguro, uma “Cláusula de Perda de Direitos” que isenta a seguradora da obrigação decorrente da apólice se o segurado omitir informação que possa influenciar no correto enquadramento tarifário do seguro e, deixar de cumprir as obrigações convencionadas na apólice.

Todas as avarias observadas em seu veículo na contratação ou renovação são qualificadas em vistoria e excluídas da cobertura do seguro em caso de sinistro de Perda Parcial. Caso você venha a repará-las durante a vigência do seguro, deverá submeter o veículo a uma nova vistoria para exclusão da ‘Cláusula de Avaria’.

Sim. No caso de alterações que modifiquem a condição original do veículo, como rebaixamento ou turbinamento, ou seja, mudanças estruturais que alteram o projeto original de fábrica. A franquia não será aplicada em caso de perda total do veículo ou danos causados a terceiros (cobertura para terceiros).

Sim. Quando você contratar ou renovar seu seguro, você será informado que existem duas opções de contratação: Seguro Valor de Mercado Referencial e Seguro Valor Determinado.

Ao renovar ou contratar um Seguro Automóvel, você terá duas opções de contratação, a saber: Seguro Valor de Mercado Referenciado e Seguro Valor Determinado. Na opção Valor Referenciado (que vem substituir a opção Valor de Mercado), será ajustado e pactuado na contratação um fator de ajuste (percentual) sobre uma Tabela Pública de Veículos, que representará o valor de mercado do veículo, seja para fins de contratação seja para fins de indenização durante vigência do seguro. Na opção Valor Determinado, você poderá segurar seu veículo com base em um valor em reais fixo que prevalecerá durante toda a vigência do seguro. Nesta opção as seguradoras costumam limitar o valor.

A maioria das seguradoras usa a Tabela FIPE (da Fundação Getúlio Vargas). Na contratação, você optará por um fator de ajuste entre 90% a 110% sobre o valor previsto na tabela. Assim, por exemplo, se em sua cidade o valor de seu veículo no mercado é de R$ 11.000,00, mas na tabela seu carro tem valor de R$ 10.00,00, você poderá ajustar na contratação o fator de 110% da Tabela FIPE. Desta forma, se durante a vigência do seguro você vier a perder seu veículo, receberá o valor equivalente a 110% da Tabela FIPE vigente no mês em que estiver recebendo da seguradora.

Basta você aplicar o fator ajustado previsto em sua apólice (escolhido na contratação) sobre o valor do veículo previsto na Tabela FIPE (Revista Quatro Rodas) na ocasião do recebimento da seguradora. Exemplo: Valor segurado para o veículo = 110% da Tabela FIPE. Se na data em que você receber a indenização da seguradora o veículo estiver na Tabela valendo R$ 10.000,00, você receberá R$ 11.000,00 (equivalente a 110% de R$ 10.000,00).

No seguro fechado sob Perfil, você teve um desconto adicional baseado em um questionário com informações fornecidas por você. Assim, é importante que qualquer alteração no comportamento ou nos dados do perfil seja avisada por escrito à corretora de seguros, para que esta altere os dados constantes na apólice e verifique se haverá perda do direito ao desconto concedido. É importante ressaltar que, em caso de sinistro, será verificado se as informações prestadas conferem com a que foi dada por você na contratação, podendo a cobertura ser prejudicada se houver omissão da verdade e/ou mudança no perfil não avisada.

Exemplo: se você informou que seu carro sempre pernoita em garagem fechada na sua residência e de repente isto não mais acontece, caso seu veículo seja furtado quando em pernoite na rua, a cobertura estará prejudicada.
Portanto, leia atentamente o Perfil que está em sua apólice e qualquer modificação avise a Corretora para ajuste no seguro.

Você tem livre escolha e pode levar seu veículo a qualquer oficina. As oficina credenciadas constituem-se em uma opção recomendada a você, pois são as que operam largamente com as Seguradoras, facilitando e agilizando os reparos, com excelente qualidade de serviços e vantagens, como o parcelamento e desconto em franquia.

Não. No seguro automóvel, todos os equipamentos de som instalados no carro, mesmo que originais de fábrica, somente estarão cobertos se especificado, quando da contratação do seguro, um valor segurado específico para os mesmos e pago um custo adicional no seguro. Assim, se desejar ter essa cobertura para furto, roubo ou dano parcial do mesmo, deverá, na contratação, designar valor para ele ou solicitar a inclusão do mesmo durante a vigência, pagando o custo adicional pelo período a decorrer.

Não. A franquia só se aplica ao seu veículo. Os danos a terceiros são integralmente cobertos pelo seguro até o limite do valor segurado contratado em sua apólice.

As seguradoras, de maneira geral, primeiro quitam a sua dívida com a instituição que financiou a compra, depois pagam a diferença a você. Se, por exemplo, o valor de mercado a ser indenizado for de R$ 15.000,00, mas você deve R$ 6.000,00 à financeira, você receberá a diferença de R$ 9.000,00.

É uma cláusula opcional, recomendada quando da contratação do seguro, que lhe garante em caso de perda total do veículo um pagamento adicional ao valor médio do veículo, observando. O limite máximo previsto na apólice, a título de despesas, sem a necessidade de comprovação.

Não. Existem situações que nenhum seguro lhe dará cobertura, tais como:
O condutor do veículo o fizer sob ação de álcool, drogas ou entorpecentes;
O veículo for conduzido por pessoa não habilitada;
O veículo for usado para fins diferentes do designado no seguro;
O condutor dirigir de forma culposa ou dolosa;
O condutor participar de competições, pegas, rachas, apostas ou provas de velocidade.

Não. A cobertura de responsabilidade civil em seu seguro é feita para o risco de danos materiais e danos corporais que você cause a terceiros. O risco de dano moral é opcional e, se você desejar, poderá contratar esta garantia, através de verba específica. O dano moral é um valor que lhe pode ser atribuído em caso de acidente que você seja considerado culpado, por sentença judicial, pela percussão negativa decorrente da dor ou constrangimento oriundo da violação ao patrimônio ou lesão corporal sofrida por terceiros após um acidente.

Primeiro providencie o registro policial da ocorrência, tranquilize o terceiro informando-o sobre seu seguro e oriente-o a comparecer ou contatar a corretora, munido de uma cópia do B.O. (boletim de ocorrência), documento do veículo e habilitação. A corretora o encaminhará a uma oficina credenciada para os reparos necessários. Em seguida, você deverá contatar a corretora para formalizar o aviso do evento, para que a corretora atenda ao terceiro. Se o seu veículo não puder se locomover, acione a Assistência 24 horas, serviço este que não é extensivo ao terceiro.

Claro. Basta acionar o Serviço de Assistência 24 Horas, que um guincho gratuito se encontra à sua disposição, seja em casos de pane ou acidente. Neste caso, o guincho removerá o seu carro para uma oficina de sua confiança. Portanto, mantenha sempre em sua carteira o cartão da Assistência 24 Horas de seu seguro de automóvel, pois você poderá precisar dele na hora em que menos esperar.

É o valor ou percentual, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado.

Seguro Empresarial

Recomenda-se que o seguro seja contratado tão logo se inicie a habitação do imóvel, ou no máximo, 120 dias após a concessão do Habita-se.

O síndico, e de acordo com a mesma lei ele responde ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, por qualquer inadequação ou insuficiência de seguro constatada. Daí a importância de procurar a ajuda de um corretor de seguro especializado no ramo e devidamente habilitado.

Deve ser levado em consideração o custo de reconstrução do imóvel de acordo com a metragem quadrada e não valor de mercado do imóvel, porém é importante que exista uma assessoria de um corretor especializado na determinação destes valores. Existem ainda duas modalidades de contratação: cobertura básica simples e a cobertura básica ampla.

A modalidade de cobertura básica simples protege de dados decorrentes de incêndio, raio, explosão, implosão, quedas de aeronaves ou acionamentos acidentais de sprinklers e existe a possibilidade da contratação de coberturas adicionais.

A cobertura básica ampla, além do que está garantido pela cobertura simples, cobre danos decorrentes de alagamento, inundação, desmoronamento, tumultos, vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo, danos elétricos e outros eventos que possam causar danos materiais ao condomínio segurado.

A lei prevê apenas a contratação de seguro da modalidade simples, apesar disso, ampliar a cobertura ampla pode ser uma boa opção.

Existem diversas coberturas opcionais e elas variam de seguradora para seguradora, mas as principais são:

  • Danos elétricos;
  • Vendaval/Granizo;
  • Impacto de veículos;
  • Quebra de vidros, anúncios luminosos;
  • Desmoronamento total ou parcial;
  • Roubo ou furto qualificado;
  • Responsabilidade civil do condomínio mais Sindico;
  • Responsabilidade civil guarda de veículos;
  • Alagamento e inundação;
  • Vida em grupo – funcionários;
  • Incêndio, raio e explosão de conteúdo de apartamentos residenciais.

A contratação do seguro para edificações em condomínios é de responsabilidade do síndico, em concordância dos condôminos, através de votos de assembleia.

Reembolso de despesas pelas quais o condomínio vier a ser responsável civilmente, por danos corporais ou materiais causados involuntariamente a terceiros.

Reembolso de despesas pelas quais o Sindico vier a ser civilmente responsável, por danos involuntários, ocorridos durante a vigência do contrato e em decorrência do descumprimento de suas obrigações funcionais, negligências, erros, ou omissões por ele cometidas no estrito exercício de suas funções e dos quais resultem danos aos condôminos ou a terceiros.

Reembolso de despesas pelas quais o Condomínio vier a ser civilmente responsável, por danos causados, involuntariamente, a veículos de terceiros sob a responsabilidade e guarda do condomínio, de acordo com a cobertura contratada.

Este serviço somente poderá ser acionado quando em consequência de sinistro coberto pela apólice, o zelador for afetado fisicamente e fique temporariamente impossibilitado para o exercício de suas funções.

O Seguro Empresarial, também conhecido como Seguro Patrimonial, é o seguro contratado para cobrir danos materiais causados por incêndio, explosão e pela fumaça, proveniente de problemas no funcionamento de qualquer aparelho instalado no estabelecimento segurado, bem como decorrente de incêndio, seja qual for sua origem.

Quando se pensa em ter o próprio negócio, o foco sobre o que se vai comercializar e a lucratividade que se deseja obter é tão grande, que poucos são aqueles que conseguem pensar nos imprevistos que podem ocorrer e que podem desestruturar todo seu negócio e destruir todos os seus planos de sucesso.

O Seguro Empresarial protegerá seu negócio e seu investimento, além de lhe oferecer assistência de prestação de serviços 24 horas (dia e noite), com mão de obra para: chaveiros, reparos elétricos e hidráulicos, desentupimento e reparo em antena.

Certamente há um seguro especial para sua empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte, com coberturas específicas para seu ramo de negócios.

Há seguros específicos para:

  • Bares e Restaurantes
  • Arrastão
  • Estacionamentos
  • Escolas
  • Salões de Cabeleireiros
  • Escritórios
  • Consultórios ou Clínicas
  • Veterinária ou Pet Shop

Além da cobertura básica, é possível contratar coberturas opcionais, como:

  • danos elétricos ou eletrônicos causados por variação de tensão, queda de raio ou curto-circuito;
  • destelhamento por vendaval;
  • quebra de vidros;
  • deterioração ou contaminação de mercadorias em ambientes frigorificados;
  • sprinklers : danos causados por derrame acidental de água;
  • pagamento de aluguel de imóvel, em caso de estar inabitável devido à ocorrência de incêndio, explosão ou fumaça , entre outras coberturas.

Seguro Saúde e Odontológico

Trata-se do Auxílio de caráter Indenizatório mediante ressarcimento que será Consignado no contracheque do titular do benefício e será pago sempre no mês subsequente à apresentação, pelo servidor, de cópia do pagamento do boleto do Plano de Saúde/Odontológico, desde que apresentada ao Órgão Setorial ou Seccional do SIPEC ao qual está vinculado, até o 5º (quinto) dia útil de cada mês.

Entende-se por Beneficiário, na condição de Titular do Plano, o Servidor Ativo, Inativo ou Pensionista. Somente o Servidor Ativo ou Inativo, poderá inscrever Beneficiários na condição de Dependentes.

Para Planos Odontológicos esta solução pode ser contratada por telefone, pois todas as ligações são gravadas e tanto o Contrato como o Manual de Planos de Saúde Odontológicos (M.P.S.), são enviados por e-mail. Já os Planos de Saúde podem ser contratados por telefone, mas requerem o preenchimento de próprio punho do Segurado, da “Declaração Pessoal de Saúde”.

De acordo com a Tabela de Auxílio Ressarcimento (D.O.U. – 30/12/2009), este valor pode variar pela faixa etária e nível salarial, do mínimo de R$ 72,00 ao máximo de R$ 129,00 (valor per capita). O Servidor apresenta o contrato no primeiro mês e comprovante de recorrência mensalmente, geralmente até o quinto dia útil do mês, no RH de seu Órgão/Fundação/Entidade/Autarquia, para que o crédito do ressarcimento seja feito diretamente no contracheque.

A Rede de Urgência e Emergência contempla Prontos Socorros localizados em todo Brasil e para consultá-los entre em contato com a Central de Serviços, o número de telefone encontra-se no verso de seu Cartão de Identificação.

Para alguns planos é garantido reembolso no Brasil e Exterior, para saber se seu plano possui esta cobertura consulte as Condições Gerais do seu seguro ou entre em contato com a Central de Serviços, o número de telefone encontra-se no verso de seu Cartão de Identificação.

A abrangência geográfica do plano pode ser localizada nas Condições Gerais de seu seguro ou se preferir entre em contado com a Central de Serviços, o número de telefone está impresso no verso de seu cartão de identificação.

É a região de abrangência do produto contratado, composta de estado ou grupo de estados brasileiros, que determina a área de cobertura do plano de seguro.

Neste caso, quando caracterizada a necessidade de realização de procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar, ainda que dentro do período de 12 horas e na mesma unidade de atendimento, a cobertura cessará, passando a responsabilidade financeira a ser do Segurado, não cabendo nenhum ônus para a Seguradora. Para estes casos, na falta de recursos técnicos para a continuidade do atendimento de Emergência ou Urgência, a Seguradora garantirá a remoção do Segurado para unidade do Sistema Único de Saúde – SUS que disponha dos recursos necessários para garantir o tratamento.

Caso o Segurado ou seu responsável legal opte, mediante assinatura do termo de responsabilidade, pela continuidade do atendimento em unidade diferente daquela do Sistema Único de Saúde – SUS, a Seguradora estará desobrigada da responsabilidade médica e do ônus financeiro da remoção. Na impossibilidade da remoção em decorrência de risco de vida do Segurado, a responsabilidade financeira pela continuidade da assistência deverá ser negociada entre a instituição e o Segurado ou seu responsável legal, desobrigando assim a Seguradora de qualquer ônus.

Sim, estará garantida por até 12 horas, desde que não seja gerada internação.

As coberturas garantidas pela Seguradora de Saúde somente terão efeito após o cumprimento dos prazos de carência, contados a partir da data de início de vigência do segurado, conforme segue: a) Grupo de carência 0: 0 (zero) hora da data de vigência do segurado para acidente pessoal e 24 (vinte e quatro) horas da data de vigência do segurado, para atendimentos de urgência e/ou emergência, incluindo os decorrentes de complicações gestacionais; b) Grupo de carência 1: 15 (quinze) dias para consultas médicas, cirurgias ambulatoriais (porte anestésico zero), serviços auxiliares de diagnose em regime externo, exceto os serviços descritos nos itens subsequentes; c) Grupo de carência 2: 180 (cento e oitenta) dias para internações hospitalares, ultrassonografias com Dopller, ultrassonografias coloridas, tomografias computadorizadas, teste de função pulmonar, bioimpedanciometria, ¿tilt tests¿ e seus derivados, ressonância magnética, medicina nuclear (mapeamentos, cintilografias e terapias), ecocardiografias, eletrocardiografia dinâmica, estudo hemodinâmico, angiografias e arteriografias, endoscopias e laparoscopias, fisioterapia, oxigenoterapia hiperbárica, quimioterapia do câncer, radioterapia, litotripsias e todos os demais procedimentos cobertos pelo seguro, exceto os descritos para os grupos de carência subsequentes; d) Grupo de carência 3: 300 (trezentos) dias para parto a termo; Este prazo servirá também como condição de análise para inclusão de filho natural e/ou adotivo recém-nascido do Segurado Titular, bem como assistência ao recém-nascido. e) Grupo de carência 4: 180 (cento e oitenta) dias para transplantes, implantes; próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico e as sem finalidade estética; f) Grupo de carência 5: 180 (cento e oitenta) dias para internações psiquiátricas, diálise peritoneal, hemodiálise e cirrose hepática, cirurgias de refração em oftalmologia, acupuntura, psicoterapia e obesidade mórbida. Ou 0 hora para acidente pessoal; 24 horas para atendimentos de urgência e/ou emergência, incluindo os decorrentes de complicações gestacionais; 15 dias para consultas médicas, cirurgias ambulatoriais (porte anestésico zero) e serviços simples de diagnose; 180 dias para internações hospitalares, ultrassonografia com dopller e colorida, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, fisioterapia, quimioterapia do câncer e demais procedimentos cobertos; 300 dias para parto a termo; 180 dias para transplantes, implantes, próteses e órteses ligadas ao ato cirúrgico e as sem finalidade estética; 180 dias para internações psiquiátricas, diálise peritoneal, hemodiálise e cirrose hepática, cirurgias de refração em oftalmologia, acupuntura, psicoterapia e obesidade mórbida. A tabela de carência de seu plano está nas condições gerais de seu contrato.

É o período durante o qual mesmo ocorrendo pagamento do prêmio mensal pela Estipulante (empresa contratante do seguro) o segurado não tem direito a determinadas coberturas.

Se houver opção pela cláusula coparticipação, sempre que você realizar um procedimento para o qual haja esta previsão, o valor será cobrado de sua empresa, ficando o débito do empregado condicionado a critérios internos.

A coparticipação é a parcela paga pelo segurado na realização de cada um dos procedimentos médicos e hospitalares. Alguns contratos empresariais possuem coparticipação, sendo definido o percentual pela empresa Estipulante no momento da contratação do seguro.

Os serviços disponibilizados pela Assistência 24 Horas são: Remoção médica do Segurado; Retorno de acompanhantes; Acompanhante no caso de hospitalização do Segurado, por período superior a 5 dias; Hospedagem do acompanhante, por até 5 diárias, obedecendo ao limite máximo de R$100,00 (cem reais) por diária; Prolongamento da estada do Segurado; Remoção em caso de falecimento do Segurado; Retorno antecipado do Segurado ao seu domicílio; Auxílio em caso de bagagem extraviada; Motorista substituto no Brasil; Reembolso de tarifa por passagem perdida. As circunstâncias detalhadas nas quais os serviços poderão ser solicitados estão previstas na Cláusula Adicional de Assistência 24 Horas, parte integrante das Condições Contratuais do seu seguro.

Estão expressamente excluídas da cobertura do seguro as despesas médico-hospitalares não relacionadas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar ¿ ANS, vigente na data de realização do evento, assim como as definidas nas condições gerais da apólice, no item Exclusões de Coberturas.

A Assistência 24 Horas é um benefício adicional do seu seguro saúde, conforme plano contratado, que disponibiliza serviços em todo o Brasil para auxiliá-lo nos imprevistos, em casos de doenças súbitas ou acidentes graves ocorridos fora do município de seu domicílio. Os serviços da Assistência 24 Horas deverão ser solicitados à Central de Serviços, não cabendo em nenhuma hipótese a utilização do sistema de reembolso. Para alguns planos também há serviços no exterior, consulte as condições gerais do seu seguro e conheça todos os serviços disponíveis.

As consultas médicas são ilimitadas e deverão ser realizadas por profissionais legalmente habilitados no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Sim, além dos transplantes de rim, córnea e medula óssea (estabelecidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde), cobre também os transplantes de coração, pâncreas, pâncreas-rim, pulmão e fígado, bem como as despesas assistenciais com doador vivo, medicamentos utilizados durante a internação, acompanhamento clínico pós-operatório, despesas com captação, transporte e preservação dos órgãos na forma de ressarcimento ao SUS. O Segurado candidato a transplante de órgão proveniente de doador morto deverá estar inscrito em uma das Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos CNCDOs, sujeito ao critério de fila única de espera e de seleção conforme legislação vigente.

Será necessário entrar em contato com a Central de Serviços, com a seguinte documentação em mãos: cópia ou número do cartão da Seguradora de Saúde, número do fax (com DDD) para retorno, número de telefone para contato, relatório do médico assistente informando a justificativa para a remoção, data da remoção, tipo de ambulância (comum ou UTI), necessidade de acompanhamento médico ou não, hospital de origem e hospital destino e tempo total previsto para a remoção.

Sim, o seguro cobre a remoção do segurado de um estabelecimento hospitalar para outro, desde que comprovada a necessidade através de relatório médico. A remoção será terrestre, através de ambulância simples ou UTI.

As Internações Hospitalares poderão ocorrer para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos e obstétricos, tratamento por dependência química, tratamento dos transtornos psiquiátricos em situações de crise como: ameaça ou tentativa de suicídio e auto-agressão, danos morais ou patrimoniais e atendimento de emergência, assim considerados os que impliquem ao Segurado ou a terceiros, risco de vida e danos físicos, desde que devidamente solicitadas e justificadas pelo médico assistente.

Urgência é o evento resultante de acidente pessoal ou complicações no processo gestacional que exija avaliação ou atendimento médico imediato e Emergência é o evento que implique em risco imediato de vida ou lesão irreparável para o Segurado.

Sim, desde o primeiro dia de vigência do plano os segurados terão cobertura para os atendimentos de urgência e emergência estabelecidos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Estão cobertas as despesas de serviços médico-hospitalares relacionadas no Rol de Procedimentos e eventos em Saúde http://www.ans.gov.br/main.jsp?lumPageId=8A95886526578F9301266BD0A0C943A2 da ANS e segurado SulAmérica também contam com coberturas adicionais a lei, para conhecê-las consulte as condições gerais do seu contrato ou acesse o portal SulAmérica Saúde Online www.sulamerica.com.br/saudeonline

A Cobertura Ambulatorial e Hospitalar com Obstetrícia é o conjunto de direitos (tratamentos, serviços, procedimentos médicos e ambulatoriais) que o segurado recebe na contratação do seguro. Estes direitos englobam os atendimentos em consultórios, ambulatórios, realização de exames, internação hospitalar e seus procedimentos, atendimento pré-natal e assistência ao parto, em conformidade com o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, instituído pela ANS.

São aquelas, inclusive as congênitas, que o segurado ou seu responsável legal saiba ser portador ou sofredor na época da contratação do seguro.

Cobertura Parcial Temporária é a suspensão da cobertura dos eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e dos procedimentos de alta complexidade relacionados no índice que compõe o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, pelo prazo de até 24 meses, para as doenças e/ou lesões preexistentes informadas no cartão proposta/declaração de saúde.

Comunique-se imediatamente através da Central de Serviços da Seguradora de Saúde, de acordo com seu produto. Ele é de uso pessoal e intransferível.

Os planos são diferenciados quanto a Rede Referenciada, Padrão de Acomodação Hospitalar e Múltiplos de Reembolso conforme a Tabela da Seguradora de Saúde.

A Rede de Apoio são hospitais gerais, estabelecidos fora da Abrangência Geográfica contratada, para atendimento médico-hospitalar nos casos de Emergência ou Urgência.

Significa que o corpo clínico, ou seja, os médicos deste hospital não são referenciados pela SulAmérica, portanto, no caso de utilização deste hospital, será necessário que você pague a parte relativa aos honorários diretamente ao profissional que realizou o atendimento e posteriormente solicite o reembolso. O reembolso dos honorários médicos será efetuado conforme os critérios estabelecidos na Tabela SulAmérica Saúde e os múltiplos do seu plano.

Sim, você poderá utilizar um médico ou hospital que não faça parte da rede, pagando pelo atendimento e posteriormente solicitando ressarcimento das despesas através do sistema de reembolso, ficando este valor limitado pelos critérios de utilização estipulados para cada plano através da Tabela de Reembolso SulAmérica Saúde e Múltiplos de Reembolso. OBS: para alguns planos a cobertura do reembolso haverá desde que seja dentro da abrangência geográfica.

A Rede Referenciada consiste no conjunto de médicos, laboratórios, clínicas, prontos-socorros e hospitais colocados à sua disposição, para prestar atendimento médico-hospitalar. Está classificada por especialidade médica e disponibilizada de acordo com seu plano.

Para utilização dos serviços de profissionais ou instituições da Rede Referenciada será indispensável a apresentação do Cartão Seguradora de Saúde, documento de identidade e validação prévia de procedimentos quando necessária.

Ela está disponível na área logada do Site Saúde Online.

O reembolso das despesas médico-hospitalares realizadas no exterior respeitará as mesmas condições estabelecidas para as despesas realizadas no Brasil e será efetuado em moeda corrente nacional. Para conversão, será utilizada a taxa de cambio oficial de compra, vigente na data do atendimento. OBS: verifique no contrato de seguro se seu plano possui reembolso no exterior.

O valor do reembolso das despesas médico-hospitalares será obtido pela aplicação do múltiplo do seu plano sobre o valor unitário do procedimento previsto na Tabela Seguradora de Saúde. Mas lembre-se, se você optar por profissionais e instituições da rede referenciada não precisará desembolsar nenhum valor pelo atendimento.

Você poderá solicitar o reembolso das despesas médico-hospitalares sempre que for atendido por instituições ou profissionais que não façam parte da Rede Referenciada, respeitando os limites do plano contratado e a área de abrangência. Também poderá ser solicitado o reembolso de despesas médico-hospitalares ocorridas fora da área de abrangência geográfica, desde que relativas exclusivamente a atendimentos de urgência e emergência. OBS: A cobertura do reembolso haverá desde que seja dentro da abrangência geográfica do seu plano.

Sim. Esta situação é chamada de “utilização combinada”. Por esse sistema você pode, por exemplo, utilizar os serviços de um médico que não faça parte da rede referenciada e um hospital referenciado. Neste caso, você paga ao médico e solicita o ressarcimento das despesas à Seguradora, que efetuará o reembolso respeitando as coberturas e múltiplos do seu plano. O hospital referenciado será pago, por sua conta e ordem, diretamente pela seguradora.

Exclusivo para os planos Maxi e Fit, reembolso Globalizado significa que Internações Clínicas ou Cirúrgicas e Procedimentos Ambulatoriais serão pagos de forma globalizada, ou seja, na Tabela de Reembolso SulAmérica Saúde – TRSS estará previsto um valor único para o procedimento, no qual estarão incluídas todas as despesas envolvidas, como por exemplo, honorários, medicamentos, curativos, etc. Independente desses valores serem discriminados de forma individualizada pelo prestador, o reembolso será feito de forma globalizada.

É o multiplicador do valor de reembolso definido pela Tabela de Reembolso Seguradora Saúde.

Unidade de Serviço de Reembolso (USR) é o coeficiente expresso em moeda corrente nacional que servirá como base de cálculo do reembolso dos serviços médicos e hospitalares cobertos pelo Seguro. Este índice é estabelecido no momento da contratação e poderá ser reajustado anualmente com base na variação dos custos médico-hospitalares.

É o ressarcimento ao Segurado pela utilização de um médico ou hospital não referenciado. Serão reembolsados os procedimentos cobertos pelo seguro, efetuados e comprovadamente pagos pelo segurado titular ou seus dependentes através da apresentação da nota fiscal à Seguradora.

Alguns exames necessitam apenas da senha da Validação Prévia e poderão ser solicitados através da Central de Serviços Seguradora, são eles: Captura Híbrida, Ecocardiograma, Doplerfluxometria, Eletrococleografia, Eletromiografia ou Eletroneuromiografia, Fisioterapia, Mapeamento Cerebral com Eletroencefalograma, Mapeamento Cerebral com Potencial Evocado, Cintilografias, Potecial Evocado, Polissonografia, Ressonância Magnética, Sistema Holter, Tomografia Computadorizada, US Obstétrico Translucencia Nucal e US Obstétrico Gemelar. Para os demais procedimentos como Acupuntura, Monitorização da Pressão Intracraniana, Braquiterapia, Oxigenoterapia Hiperbária, Diálise e Hemodiálise, Psicoterapia de Crise (por sessão), Hemofiltrações, Radioterapia, Litotripsia e também Serviços Ambulatoriais como cirurgias ambulatoriais com porte anestésico maior que zero e cirurgias de refração em oftalmologia (conforme contrato do seguro), solicite ao prestador que encaminhe pela internet o seu pedido de Validação Prévia de Procedimentos.

Para os atendimentos de Emergência ou Urgência não será necessário solicitar Validação Prévia, a menos que o atendimento no pronto-socorro evolua para Internação Hospitalar, sendo o próprio hospital referenciado encarregado de solicitá-la.

De acordo com o procedimento, existem diferentes exigências em relação aos documentos obrigatórios a serem encaminhados para a seguradora. O prestador deverá informar os procedimentos que serão realizados pelo segurado (internado ou ambulatorial, cirúrgicos, clínicos ou obstétricos) e preencher um formulário com todos os dados de um relatório médico (CID, Tempo Existência da Doença, Início dos Primeiros Sintomas…). Caso o prestador tenha alguma dúvida, deverá entrar em contato com a Doctor-Line.

Para validação prévia é necessário que a solicitação seja feita com antecedência mínima de 48 horas. Para sua comodidade todas as solicitações de Validação Prévia devem ser feitas pelo referenciado executante, através da WEB, Central de Validação de Internações de Emergência, URA ou Central de Atendimento 24 Horas, informando CNPJ ou CPF do prestador que irá realizar o procedimento. Após análise, a resposta será encaminhada ao fax indicado para retorno. Lembramos que se houver a necessidade de outras informações ou envio de laudo de exames será enviada Solicitação de Informações Complementares SIC e o prazo de resposta será contado a partir do recebimento desta documentação.

É o documento formal ou número de referência (senha) emitido pela seguradora, necessário para a realização de determinados procedimentos. A validação prévia somente será efetivada pela seguradora mediante avaliação das informações constantes na solicitação do Médico Assistente e dos documentos específicos apresentados de acordo com os procedimentos como internações clínicas, cirúrgicas, obstétricas ou psiquiátricas, serviços auxiliares de diagnose, serviços auxiliares de terapia e remoções.

Para realizar tratamento em consultório referenciado, você deve marcar a consulta, e comparecer ao consultório portando o Cartão de Identificação do Plano Odontológico e o documento de RG.

O Seguro Odontológico reúne as coberturas exigidas pela Agência Nacional de Saúde – ANS acrescidas de outros procedimentos importantes para uma assistência odontológica adequada à manutenção da Saúde Bucal e são diversos procedimentos adicionais, entre eles: Mantenedor de espaço (ortodontia preventiva), Placa para bruxismo, Enxerto gengival, Tracionamento cirúrgico de dente incluso, Cirurgia de defeito ósseo, Arco lingual ou botão de Nance (aparelho removível), Enucleação e marsupialização de cisto dental (cirurgia de lesão bucal) entre outros.

O SulAmérica Odontológico também possui coberturas opcionais, e caso sua empresa tenha contratado, esta relacionado no verso de seu cartão: Ortodontia, Prótese e/ou Implante.

Isto depende de seu plano. Esta informação constará no rodapé da Conta Odontológica como segurado – prestador caso tenha que pagar algum valor.

Em caso de urgência, você deve comparecer à consulta com o Cartão de Identificação e o documento de RG. Não é necessário aprovação prévia da Seguradora. Caso você procure um dentista particular, deve proceder ao pedido de reembolso normalmente.

Sim. Para prévia de reembolso, é necessário realizar uma consulta com o profissional escolhido e encaminhar o orçamento com o plano de tratamento para análise de nossa consultoria técnica.

Sim. O dentista deve descrever o tratamento realizado informando os dentes/faces tratados e serviços com valores individuais.

É um seguro que transfere ao segurador as perdas financeiras que sua empresa sofrer em decorrência de vários eventos cobertos pela apólice principal, como: Incêndio, Explosão, Vendaval, Alagamento, Danos Elétricos e muito mais: o seu Lucro Líquido e suas Despesas Fixas também estarão garantidos.

Ao comércio e indústria em geral.

Seguros Residenciais

A principal cobre danos causados por incêndios, queda de raios e explosão causada por gás empregado no uso doméstico (quando não gerado nos locais segurados) e suas consequências, tais como desmoronamento, impossibilidade de proteção ou remoção de salvados, despesas com combate ao fogo, salvamento e desentulho do local.

Entretanto, pode haver outras coberturas, como por exemplo, as que indenizam danos decorrentes de incêndios provocados por explosão de aparelhos ou substâncias de qualquer natureza (não incluída na cobertura principal), ou decorrentes de outras causas como terremoto, queimadas em zona rural, vendaval, impacto de veículos, queda de aeronave, danos elétricos, dentre outras.

Riscos cobertos são aqueles previstos e descritos em cada uma das coberturas, que terão eventuais prejuízos resultantes de sua ocorrência cobertos pelo seguro.
Já os riscos excluídos são aqueles cujos prejuízos decorrentes não serão indenizados pelo seguro, salvo se contratada cobertura específica. Como exemplo, temos:
•Erupção vulcânica, inundação ou outra convulsão da natureza;
•Guerra interna ou externa, comoção civil, rebelião, insurreição, etc.;
•Lucros cessantes e danos emergentes;
•Queimadas em zonas rurais;
•Roubo ou furto.

São aqueles bens, especificados na apólice, para os quais a seguradora não indenizará os prejuízos, ainda que oriundos de riscos cobertos. Em geral são os seguintes:
– Pedras, metais preciosos, obras e objetos de arte em geral, bens de grande valor que facilmente são destruídos ou danificados pelo incêndio, joias, raridades, etc.;
– Manuscritos, plantas, projetos, papel-moeda, selos, cheques, papéis de crédito, moedas cunhadas, livros de contabilidade, etc.;
– Bens de terceiros, exceto quando tais bens encontrarem-se sob a responsabilidade do segurado para reparos ou manutenção e desde que existam registros (documentos) comprovando, através de notas fiscais ou ordem de serviço, a sua entrada e existência no local segurado.

Sim, caso você tenha contratado a cobertura especial para eletroeletrônicos, de acidentes domésticos e o serviço de Assistência 24h. Você pode contar com uma faxineira para limpar toda a sujeira na sua cozinha e tem a garantia de indenização do micro-ondas. É preciso comunicar ao corretor e à seguradora sobre o acidente e ligar para o serviço de Assistência 24h. Aguarde a autorização da seguradora para levar o micro-ondas para o conserto. Provavelmente, você terá que apresentar três orçamentos à seguradora. Dependendo do preço do conserto, pode ser que receba a indenização para comprar um novo. Preste atenção se há franquia e se vale a pena usar o seguro. Faça as contas para saber se é vantajoso perder o benefício de um período do bônus.

Depende das condições do contrato do seguro. Se a proprietária tem uma apólice apenas para a estrutura do imóvel, com certeza você não receberá indenização. Acompanhe o trabalho da perícia. Caso fique provado que o incêndio foi causado por má conservação do imóvel, você poderá acionar judicialmente a proprietária.

Se ela for uma pessoa precavida, pode ter feito um seguro de responsabilidade civil, que cobre despesas indenizatórias de danos causados a outras pessoas, custas judiciais e honorários do advogado. Existe também o seguro para perda do aluguel, que reembolsa prejuízos referentes à perda dessa renda, devido a um incêndio, quando o inquilino tiver que pagar a locação de outro imóvel até a reconstrução daquele onde morava. A recomendação para essa cobertura é que o valor de indenização represente seis vezes o aluguel de uma residência nos mesmos padrões da que está segurada. O inquilino também pode se proteger com um seguro exclusivamente para os seus bens materiais dentro do imóvel alugado. O custo é baixo em relação aos demais seguros.

Vamos torcer para que isso não se repita. Mas se for inevitável, você será indenizada de acordo com o saldo não utilizado dessa cobertura. Na hipótese de, inicialmente, o limite de indenização para roubo ser R$ 50 mil e você já ter recebido R$ 40 mil, um novo ataque dos assaltantes terá a garantia de reposição de seus bens até R$ 10 mil.

Para você ficar mais tranquila, Tudo Sobre Seguros recomenda que você solicite ao seu corretor ou à sua seguradora a reintegração da verba para roubo e furto. Isso que dizer que, havendo concordância, a alteração deverá ser feita por endosso – documento emitido pela seguradora, confirmando as modificações. Entretanto, para tal alteração, a seguradora cobrará um prêmio complementar, para restabelecer o valor original dessa cobertura, que poderá ser igual ou maior do que o valor originalmente cobrado na apólice, em função do sinistro ocorrido.

Sim, e de duas formas. A seguradora do banco que financiou a compra do seu imóvel vai responder pelos danos causados à estrutura do prédio, enquanto a empresa na qual você contratou o seguro residencial pagará a indenização pelas perdas do conteúdo da sua moradia.

Sim, em geral, alguns bens não são cobertos pelo seguro residencial e precisam ser segurados em apólices específicas, quando disponíveis. São tipicamente os casos de joias, tapetes orientais, dinheiro, animais, obras de arte, automóveis, softwares, etc. Preste atenção no contrato e, na dúvida, peça ajuda ao seu corretor de seguros.

A cobertura contra riscos de danos elétricos garante prejuízos causados a fios, enrolamentos, chaves, circuitos, conduites, materiais de acabamento e aparelhos elétricos, em decorrência do calor gerado por acidentes elétricos, inclusive decorrentes de queda de raio fora do terreno segurado. Por sua vez, a cobertura contra riscos de queda de raio dentro do terreno segurado garante danos causados a paredes, telhados, aparelhos eletroeletrônicos e qualquer outro prejuízo à sua casa, decorrente do evento.

É importante entender as diferenças entre o seguro residencial e o seguro condominial. O seguro residencial cobre o proprietário do imóvel da porta da residência para dentro. Ter uma relação dos bens de maior valor, bem como a nota fiscal dos mesmos é aconselhável para uma eventual necessidade de comprovação. Já o seguro condominial cobre roubos, incêndios e outras ocorrências nas áreas comuns de prédios e condomínios. Também abrange acidentes e seguro de vida de funcionários. Se você se preocupa com a integridade do seu apartamento, além da estrutura do seu prédio, você deve contratar seguro residencial, sim.

Recomenda-se que o seguro seja contratado tão logo se inicie a habitação do imóvel, ou no máximo, 120 dias após a concessão do Habita-se.

O síndico, e de acordo com a mesma lei ele responde ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, por qualquer inadequação ou insuficiência de seguro constatada. Daí a importância de procurar a ajuda de um corretor de seguro especializado no ramo e devidamente habilitado.

Deve ser levado em consideração o custo de reconstrução do imóvel de acordo com a metragem quadrada e não valor de mercado do imóvel, porém é importante que exista uma assessoria de um corretor especializado na determinação destes valores. Existem ainda duas modalidades de contratação: cobertura básica simples e a cobertura básica ampla.

A modalidade de cobertura básica simples protege de dados decorrentes de incêndio, raio, explosão, implosão, quedas de aeronaves ou acionamentos acidentais de sprinklers e existe a possibilidade da contratação de coberturas adicionais.

A cobertura básica ampla, além do que está garantido pela cobertura simples, cobre danos decorrentes de alagamento, inundação, desmoronamento, tumultos, vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo, danos elétricos e outros eventos que possam causar danos materiais ao condomínio segurado.

A lei prevê apenas a contratação de seguro da modalidade simples, apesar disso, ampliar a cobertura ampla pode ser uma boa opção.

Existem diversas coberturas opcionais e elas variam de seguradora para seguradora, mas as principais são:

  • Danos elétricos;
  • Vendaval/Granizo;
  • Impacto de veículos;
  • Quebra de vidros, anúncios luminosos;
  • Desmoronamento total ou parcial;
  • Roubo ou furto qualificado;
  • Responsabilidade civil do condomínio mais Sindico;
  • Responsabilidade civil guarda de veículos;
  • Alagamento e inundação;
  • Vida em grupo – funcionários;
  • Incêndio, raio e explosão de conteúdo de apartamentos residenciais.

A contratação do seguro para edificações em condomínios é de responsabilidade do síndico, em concordância dos condôminos, através de votos de assembleia.

Reembolso de despesas pelas quais o condomínio vier a ser responsável civilmente, por danos corporais ou materiais causados involuntariamente a terceiros.

Reembolso de despesas pelas quais o Sindico vier a ser civilmente responsável, por danos involuntários, ocorridos durante a vigência do contrato e em decorrência do descumprimento de suas obrigações funcionais, negligências, erros, ou omissões por ele cometidas no estrito exercício de suas funções e dos quais resultem danos aos condôminos ou a terceiros.

Reembolso de despesas pelas quais o Condomínio vier a ser civilmente responsável, por danos causados, involuntariamente, a veículos de terceiros sob a responsabilidade e guarda do condomínio, de acordo com a cobertura contratada.

Este serviço somente poderá ser acionado quando em consequência de sinistro coberto pela apólice, o zelador for afetado fisicamente e fique temporariamente impossibilitado para o exercício de suas funções.

Servidores Federais

Foi editada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/ Secretaria de Recursos Humanos a Portaria Normativa nº 3 e em 13/10/2010 foi editada a Portaria Normativa Nº 5, que a substituiu. Basicamente, trata da Saúde Suplementar do Servidor Público Federal e disciplina sobre contratação e ressarcimento de custas envolvendo Planos de Assistência Médica e Odontológica.

Sobre nosso site

Sim, todas as ligações são gravadas por segurança. Algumas soluções de Crédito e algumas soluções de Seguros & Proteção basta enviarmos ao Banco/Seguradora a ligação gravada que tem efeito de um contrato. Outras soluções são necessárias a sua assinatura ou declaração de próprio punho. Procuramos dar a maior conveniência aos nossos clientes evitando ao máximo formalizações, desde que a Solução permita.

Os sócios conhecem o convenio SIAPE pelo menos à 15 anos. Assim, a empresa contratou pessoas (Consultores) com perfil adequado a esse Público específico. Também nossos Parceiros customizaram seus produtos com condições mais favoráveis para os Servidores Públicos Federais (SIAPE), em Soluções de Benefícios e Seguros.

Sim. Somos cadastrados nas maiores Seguradoras do mercado, e negociamos condições especiais para os clientes da 11PONTO11 CORRETORA DE SEGUROS E PROTEÇÃO. Nossos preços são justos e visam proporcionar conveniência aos nossos Segurados, para que estes possam consumir os melhores e mais competitivos Produtos de Seguros. Se possível, sem sair de casa.

Sobre os Serviços

WORK SITE ou AFFINITY é um Programa Estruturado de Vendas de Seguros e Assistências para funcionários das empresas parceiras. Sua implementação reforça a política de benefícios das empresas, criando um canal de distribuição de produtos e serviços para funcionários através de um modelo operacional e metodologia de vendas e comunicação adequadas à política da companhia. Atua como programa de benefícios voluntários, em que o colaborador pode contratar de maneira segura e ágil um seguro automóvel, seguro residencial, seguro de acidentes pessoais, entre outros. A oferta de produtos e serviços está baseada nas demandas que normalmente os funcionários possuem e invariavelmente buscam de forma descentralizada, refletindo na aquisição de produtos e serviços, muitas vezes, sem o nível de qualidade que merecem.
A criação de um Programa Estruturado de Benefícios tem dois grandes objetivos:
• A empresa pode oferecer benefício adicional como estratégia de retenção de talentos;
• Gerar facilidade, proporcionando a satisfação do funcionário.

É o valor, expresso na apólice, que representa a parte do prejuízo que deverá ser arcada pelo segurado por sinistro. Assim, se o valor do prejuízo de determinado sinistro não superar a franquia, a seguradora não indenizará o segurado. Franquia é uma participação obrigatória do cliente em cada sinistro que venha a ter no veículo. O cliente pode contratar o seguro com até 3 tipos de franquia: reduzida, normal ou majorada.