Cadastra-se e receba ofertas exclusivas para Servidores Federais | Política de Privacidade
mascote-240

Os Guerreiros de Terracota

O Imperador Chinês

img-terracota_1O Imperador Chinês Qin Shi Huang Di foi pioneiro na junção do território da China sob o poder de uma única dinastia. Sua principal contribuição foi a concepção de império na mentalidade deste povo. Quando morreu foi enterrado na companhia de um exército de Soldados de Terracota, os quais tinham como tarefa zelar pelo seu imperador após a sua morte. São mais de oito mil imagens de soldados e cavalos, em tamanho natural e com armas verdadeiras.

Tesouro Arqueológico

img-terracota_2Esse tesouro arqueológico foi encontrado casualmente em 1974, a cerca de 30 quilômetros da cidade de Xian, ex-capital de 11 dinastias e outrora a maior cidade do Planeta; hoje ela é a sede do governo central da província de Shaanxi no Monte Lishan.

Tempo para conclusão

img-terracota_3Vários artífices, portando seus instrumentos de trabalho, foram também encontrados o que pode indicar que foram sepultados para preservar os segredos dos tesouros ali enterrados junto ao soberano. O mais impressionante é que os estudiosos estimam que foram necessários 38 anos para a conclusão da edificação do sepulcro que é uma réplica do palácio imperial e envolveu 700.000 artesões. A edificação teve inicio em 246 A.C. O imperador foi enterrado em 210 a.C.

Imagens de Terracota

img-terracota_4As imagens de terracota estão posicionadas em rigorosa disposição militar e disposta em mais de 20.000 metros quadrados. As figuras de terracota eram fabricadas em oficinas por artesãos do governo. Foram feitas em partes que eram unidas depois da queima e não em uma peça só. Após eram colocadas em seu lugar, em formação militar, de acordo com a patente e posto. As figuras eram em tamanho e estilo natural. Variavam em peso, indumentária e penteado, de acordo com a patente. A pintura da face, expressão facial individualizada e as armas e armaduras reais utilizadas criavam uma aparência realista e mostravam qualidade do trabalho e a precisão envolvida na sua construção. Assim cada peça tinha a característica de ser ÚNICA.

Soldados, Arqueiros e Oficiais

img-terracota_58.099 foram escavadas até o momento, incluindo soldados, arqueiros e oficiais, e foram feitas em poses naturais. Cada figura porta armas reais como lanças, arcos ou espadas de bronze. Acredita-se que estas armas foram feitas antes de 228 a.C e podem ter sido usadas na guerra. Terracota é literalmente terra assada, em fornos com temperatura relativamente baixa, esse o motivo de sua fragilidade. Após queimar a figura, ela era coberta por uma camada de laca, para aumentar sua durabilidade.

Figuras de Terracota

img-terracota_6 As figuras de terracota foram encontradas em três diferentes trincheiras, e uma quarta foi encontrada vazia. Acredita-se que a trincheira maior, contendo mais de 6000 figuras de soldados, carruagens e cavalos, representam a armada principal do primeiro imperador. A segunda trincheira continha cerca de 1400 figuras da cavalaria e infantaria, também com carros e cavalos, representava a guarda militar. A terceira continha a unidade de comando, com oficiais de alto nível, oficiais intermediários e um carro de guerra puxado por quatro cavalos. É a menor, com 68 figuras.

 

Exército de Terracota

img-terracota_7 O Exército de terracota ou Guerreiros de Xian ou ainda Exército do Imperador Qin é Patrimônio Mundial da UNESCO é uma obra ÚNICA que descreve o poder de um Imperador e o trabalho minucioso de mais de 700.000 artesões, preocupados em perpetuar um exército existente nos seus mínimos detalhes, construídos pacientemente em 38 anos mas trazendo todos os detalhes reais de cada soldado ou outra figura. Assim, cada obra é ÚNICA e compõem um “exército de obras ÚNICAS”.

Simbologia

Brasil Pelo número de pessoas Ativas, Aposentadas e Pensionistas, do serviço Publico Federal (SIAPE) ser ao redor de 1.2 milhões de pessoas, poderia ser considerado um “exercito”. Entretanto, por ser a mais nobre categoria do Serviço Publico (o Federal), a exemplo do “Exercito de Terracota”, esse seleto grupo possui características especiais e ÚNICAS, eis a semelhança entre ambos. Por esse motivo, nossa proposta é proporcionar para um contingente grande de pessoas Soluções de Seguros e Proteção ÚNICAS, como se fossem desenhadas individualmente e de acordo com cada necessidade.